Advogado

A Constituição Federal, que é a lei máxima do nosso país, prevê ser o “advogado indispensável à administração da justiça.
Assim sendo o advogado tem a função fundamental de atuar na busca da concretização da justiça, prestando verdadeiro serviço público à toda sociedade.

 

QUAL A ORIGEM DA PALAVRA “ADVOGADO”?

O termo advogado advém da expressão em latim “ad vocatus” (“o que foi chamado”).
Encontramos no Direito Romano farta referência às terceiras pessoas que eram chamadas perante os juízes para falarem em nome dos litigantes defendendo assim seus interesses.

 

É POSSÍVEL BUSCAR O JUDICIÁRIO SEM ADVOGADO?

Salvo poucas exceções, ninguém pode postular em juízo sem o intermédio de um advogado.
Ao contrário do que possa parecer, este é um grande avanço. Isso deve-se ao fato de possuirmos incontáveis leis e apenas pessoas tecnicamente preparadas poderão nos auxiliar, cuidando dos nossos interesses de maneira profissional e eficiente. Eis a importância do advogado em nossa sociedade.

 

QUANDO SURGIU A PROFISSÃO DE ADVOGADO?

A profissão ou o exercício desta profissão vem de longa data. Desde que o ser humano passou a viver em comunidade, mesmo tribais, surgiu a figura do conselheiro. Tal figura evoluiu para os grandes impérios, especialmente nas dinastias egípcias, na Grécia e no Império Romano. O primeiro grande advogado teria sido Demóstenes, na Grécia antiga (384-322 a.C.).

 

RUI BARBOSA – O PATRONO DOS ADVOGADOS

Prestamos aqui nossa homenagem ao Patrono dos Advogados Brasileiros.
Rui Barbosa é considerado um dos maiores intelectuais da história, sendo um dos organizadores da República e coautor da Constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais.
Suas frases norteiam advogados, juízes e promotores no fiel cumprimento de suas funções sociais, bem como nos convidam a refletir sobre a importância da Justiça em nossa sociedade.

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!